Skip navigation

Espaços para ajustar tela

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecadigital.abong.org.br/jspui/handle/11465/380
Title: Sistema nacional de habitação de interesse social à luz do novo marco legal urbanístico: subsídios para implementação nos estados e municípios ; Lei Federal nº 11.124/05
Authors: CARDOSO, Patrícia
ROMEIRO, Paulo
GINTERS, Isabel
TORRES, Stacy
VILLELA, Arthur
ABRAMO, Cláudia
MADOPE, Eduardo
Keywords: Habitação popular;Política habitacional;Democracia
Issue Date: 2008
Publisher: Instituto Pólis
Citation: Sistema nacional de habitação de interesse social à luz do novo marco legal urbanístico: subsídios para implementação nos estados e municípios ; Lei Federal nº 11.124/05 / Vários autores. - São Paulo: Instituto Pólis, 2008.
Abstract: Esta publicação visa contribuir com a implementação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), criado em 2005 pela Lei Federal no 11.124. A instituição dos conselhos e fundos municipais e estaduais é condição para o acesso ao Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), bem como a elaboração dos planos municipais e estaduais de Habitação de Interesse Social. A gestão democrática da cidade e o apoio ao cooperativismo são princípios que iluminam a implantação deste sistema no Brasil, objetivando o enfrentamento do déficit habitacional que soma quase 8 milhões de unidades, das quais aproximadamente 90% são de famílias com renda até três salários mínimos. Este é um manual orientador para a aplicação da Lei do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) pelos Estados e Municípios, apresentando o conteúdo necessário às legislações estaduais e municipais: o caráter e a composição dos conselhos, suas atribuições e articulação com o Sistema Nacional de Cidades, as formas e os critérios de acesso aos recursos pelos entes federativos ou pelos agentes promotores de HIS sem fins lucrativos (como as associações comunitárias e as cooperativas habitacionais autogestionárias), os pressupostos da gestão democrática e o controle social dos recursos do fundo, a possibilidade de definição de cotas do fundo para populações vulneráveis, a sua aplicação em área urbana ou rural, dentre outras.
URI: http://bibliotecadigital.abong.org.br/11465/380
ISBN: 978-85-7561-047-3
Appears in Collections:Direito à Cidade
Organização Popular e Participação Popular

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLIS_sistema_nacional_habitação_interesse_social.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.