Skip navigation

Espaços para ajustar tela

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bibliotecadigital.abong.org.br/jspui/handle/11465/314
Título : Acesso à terra e direitos territoriais
Autor : Fundação Ileia
DAYRELL, Carlos Alberto
SAUER, Sérgio
ZAGEMA, Bertram
SUÁREZ, Sofía Monsalve
SEUFERT, Philip
SANTOS, João Dagoberto dos
MONTEIRO, Fernanda Testa
FÁVERO, Claudenir
FARIAS JÚNIOR, Emmanuel de Almeida
ROCHA, Diogo Ferreira da
LEROY, Jean Pierre
Oxfam
Palabras clave : Recursos naturais;Sustentabilidade;Quilombolas;Sertões
Fecha de publicación : dic-2011
Editorial : ASPTA – Agricultura Familiar e Agroecologia
Citación : Acesso à terra e direitos territoriais / Vários autores. - Rio de Janeiro: Agricultura Familiar e Agroecologia, 2011. - (Agriculturas: experiências em agroecologia - Leisa Brasil;v.8 ; n.4).
Citación : Agriculturas: experiências em agroecologia - Leisa Brasil;v.8 ; n.4
Resumen : A histórica concentração fundiária configura um dos principais bloqueios estruturais à superação das imensas desigualdades sociais no Brasil. Passado mais de meio milênio desde a chegada dos colonizadores portugueses, as forças conservadoras que assentam seu poder político sobre o controle monopolista da terra não foram suplantadas, muito embora a chamada questão agrária tenha merecido lugar de destaque na agenda política nacional em vários momentos nesse longo transcurso histórico. O anacronismo do latifúndio monocultor se mantém graças às sucessivas atualizações de estratégias salvacionistas adotadas pelas elites patrimoniais do campo. Um dos maiores exemplos desse fenômeno foram os novos arranjos institucionais e as mudanças no padrão tecnológico da agricultura impostos pelo Estado ditatorial a partir da segunda metade do século passado por meio do processo conhecido como modernização conservadora. A questão agrária volta a ganhar lugar de destaque na cena política, desta vez revestindo-se de novas características, novos atores e novos desafios. Diante das incertezas geradas pela convergência em escala global das crises alimentar, energética, ambiental e financeira, o interesse de grandes investidores internacionais deslocou-se em direção ao mercado de terras. A posse de largas extensões territoriais vem sendo encarada como meio alternativo para a produção de energia na forma de agrocombustíveis, além de servir de mecanismo para assegurar reservas estratégicas de recursos naturais, como água e minérios, e de constituir espaços preservados destinados a compensar, pela via dos mercados, os danos ecológicos promovidos em outras localidades.
Descripción : Corresponde ao v. 27, n. 4 da Revista Farming Matters
URI : http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/handle/11465/314
ISSN : I807-49IX
Aparece en las colecciones: Questão Agrária e Agroecologia
Reforma Agrária e Luta pela Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AS-PTA_acesso_terra_direitos_territoriais_v.8.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.