ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
  • APOIO

• Misereor
  • REDES

• Mesa de Articulación

Curso EAD sobre Comunicação Estratégica e Incidência Política para OSC's

25/08/2017

A Abong em parceira com suas associadas, CAMP, CESE e CFEMEA, convidam para o CURSO EAD

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E INCIDÊNCIA POLÍTICA

PARA ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

De 26 de setembro até 28 de novembro de 2017

INSCRIÇÕES ATÉ 10/9

Apresentação do Curso EAD (ONLINE)

Em tempos de resistência social a comunicação é peça chave, ainda mais num contexto em que as falas dos movimentos sociais não tem conseguido atingir a grande massa da população brasileira que segue sendo desorientada pelos meios de comunicação corporativos. Outro desafio é conseguir atuar em rede, potencializando as ações de comunicação produzidas por cada grupo, organização ou rede de organizações. A Abong em parceira com suas associadas, CAMP, CESE e CFEMEA está executando o Projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática que tem, como um dos eixos, a Comunicação Popular. Este Curso se insere neste contexto.

O curso traz uma abordagem da comunicação estratégica direcionada a iniciativas das organizações, movimentos sociais, coletivos e projetos sociais que estejam em processo de luta e resistências. Os conteúdos enfocam um olhar crítico para a comunicação, para o real potencial das redes sociais, e o uso das diferentes e das novas ferramentas e linguagens, favorecendo o desenvolvimento institucional, a articulação de parcerias, a mobilização e o engajamento social. Vai desafiar a pensar a comunicação como parte da estratégia das organizações, para além de uma tarefa de divulgação. O Curso faz parte do processo de articulação de uma Rede de Comunicadores/as da Sociedade Civil pela Defesa de Direitos, que visa consolidar o trabalho de comunicação popular, capaz de valorizar o que é produzido na base da sociedade brasileira.

Conteúdo: Contextualização histórica; Comunicação como direito; Comunicação Pública; Comunicação organizacional; A construção da transparência e espaços de diálogo; Comunicar para diferentes públicos; Articulação em rede e parcerias na comunicação; Mobilização social e mídia advocy; Relacionamento com imprensa e a grande mídia; Redes/Mídias sociais. Mais detalhes no formulário de inscrição.

Objetivo do curso: Contribuir na formação de profissionais que atuam em Organizações da Sociedade Civil a partir do aprimoramento de suas práticas de comunicação, além de favorecer a articulação em Rede e o diálogo com diferentes públicos. O curso ajudará também na elaboração de um planejamento estratégico de comunicação.

Carga horária: 60 horas a distância - EaD/online  Vagas: 60

Perfil do Público: Comunicadoras, comunicadores e demais interessados/as que atuam com comunicação em organizações da sociedade civil no campo da defesa de direitos e bens comuns.

Requisito: É necessário que o/a inscrito/a seja integrante da equipe de trabalho de organização da sociedade civil (OSC). Será aceita a inscrição de uma pessoa por organização da sociedade civil.

Para fazer sua inscrição, acesse:

Até dia 10/9!

A partir das inscrições, será realizado um processo de seleção, com base nos critérios pré-estabelecidos de equilíbrio geográfico, diversidade de porte e temas das OSC's.O resultado da seleção será divulgado até o dia 13 de setembro de 2017.

Investimento: A formação é gratuita e o selecionado/a deve assumir o compromisso de participação e realização das atividades.

Qualquer dúvida entre em contato no formacao@abong.org.br

PALAVRAS-CHAVE

• PROJETOS