Skip navigation

Espaços para ajustar tela

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecadigital.abong.org.br/jspui/handle/11465/184
Title: Enchentes no Nordeste brasileiro: áreas de risco e moradias inseguras em Arari e Trizidela do Vale (Maranhão), Fortaleza (Ceará) e Teresina (Piauí)
Authors: ABONG
Keywords: Organizações não Governamentais;Projeto de Redução de Risco de Desastre;Nordeste Brasileiro;Desenvolvimento Sustentável
Issue Date: Mar-2010
Publisher: Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais
Citation: Enchentes no Nordeste brasileiro : áreas de risco 0 moradias inseguras em Arari e Trizidela do Vale (Maranhão), Fortaleza (Ceará) e Teresina (Piauí) / uma publicação Abong, Associação Brasileira de ONGs. - Rio de Janeiro: ABONG, 2010.
Abstract: Dia após dia, é mais difícil negar as mudanças climáticas. Mesmo nos locais onde chuvas e enchentes fazem parte do ciclo anual, a intensidade dos últimos acontecimentos assusta. 0 que parece não mudar é o despreparo do governo, da sociedade civil e das populações afetadas para enfrentar essas situações. Não se trata de negar a solidariedade que existe entre as pessoas no momento de enfrentar um episódio de catástrofe natural, nem das ações positivas do governo e da sociedade civil, mas é preciso reconhecer que a resposta é, em geral, muito distante das necessidades. Também é necessário reconhecer que as soluções não devem se concentrar só na resposta, mas também no estabelecimento de uma estratégia combinada de redução de risco a desastres, de preparação a emergência e de capacitação para resposta. Tal estratégia não resolverá, no curto prazo, os problemas estruturais que necessitam uma abordagem radicalmente diferente do desenvolvimento, mas poderá ser uma contribuição a uma solução durável. Em um país com tantos recursos, o papel da sociedade civil é fundamental para que haja uma estratégia combinada. Não se trata de substituir o governo e seus órgãos especializados, mas de assegurar o uso adequado, justo e transparente dos recursos públicos e privados.
URI: http://www.bibliotecadigital.abong.org.br/handle/11465/184
ISBN: 978-85-88502-10-9
Appears in Collections:Abong
Direito à Cidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABONG_ENCHENTES NO NORDESTE BRASILEIRO.pdf52.56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.